quarta-feira, 22 de abril de 2015

DVDs Superman 1941-1943


     Olá pessoal! Na segunda postagem de hoje eu decidi falar sobre uma das minhas mais recentes aquisições, os DVDs contendo a primeira série de animações do Superman, baseadas nas histórias em quadrinhos da DC Comics e produzida pelos estúdios Fleischer e estúdios Famous durante os anos de 1941 a 1943.
     Essa série possui ao todo dezessete episódios de cerca de 10 minutos cada e que inicialmente foram produzidos para o cinema. Há certas divergências sobre as datas de lançamentos de cada um dos episódios da série, mas considerando as pesquisas que eu tenho feito, o mais provável é que o último episódio tenha sido lançado em 1943 e não 1942 (como até a própria embalagem do DVD já coloca).
     Na minha infância (bem remota mesmo) eu tive uma fita VHS com alguns episódios dessa série e por isso eu assistia muitas e muitas vezes esses episódios. Com o tempo a minha fita se perdeu, mas eu me lembro que esses desenhos foram tão marcantes para mim que até em algumas das minhas brincadeiras eu imitava as ações do Superman, enfim, inocente eu não entendia o conteúdo ideológico embutido nessa produção.
     No ano de 2010 esses episódios tornaram-se de domínio público e assim eu voltei a ter acesso a eles. Ao assistir novamente os episódios que eu já conhecia e assistir pela primeira vez aqueles que até então eu não vira, eu levei um susto. O fato de eu ter levado esse susto foi o que resultou a minha escolha por trabalhar esses episódios como objetos históricos da minha monografia, que por sinal está apenas começando.
     É difícil para mim elencar um episódio favorito dentre os dezessete, por isso eu não farei isso. Entretanto, eu gostaria de dizer que em termos de estética o episódio "A Múmia Ataca" foi o que mais me marcou.
     Para quem tiver interesse/curiosidade, eu já adianto que essa série é facilmente encontrada no YouTube, tanto na versão em inglês, quanto na versão dublada para português e espanhol.
     Veja abaixo mais fotos e detalhes dos DVDs. Até a próxima postagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário