terça-feira, 5 de agosto de 2014

O Coração das Trevas - Joseph Conrad


     Olá! Na primeira postagem de hoje eu decidi trazer o livro "O Coração das Trevas", publicado por Joseph Conrad em 1902, mas lançado anteriormente (1899) em três partes pela revista Blackwood's Edinburgh Magazine.
     O livro traz a história de Charles Marlow, um inglês que comandaria um barco a vapor que subiria o Rio Congo com a finalidade de trasportar o Marfim extraído na região e também de trazer de volta à Europa o  personagem Kurtz, um comerciante de marfim.
     Conrad não  menciona ao longo do livro o nome do rio em que Marlow navega, mas por conta de suas descrições é evidente que ele fala sobre o rio Congo.
     É interessante o fato de que pouco tempo depois de eu haver terminado de ler esse livro, ele foi usado como fonte histórica em uma disciplina optativa sobre História da África que eu fiz no semestre passado. Ao longo da discussão sobre o livro nós pontuamos que Conrad escreve sim uma narrativa de caráter crítico a toda a violência do processo de colonização do Congo empreendida pela Bélgica, mas que não deixa de descrever os congoleses de maneira negativamente estereotipada. Foi trazida nessa aula as críticas do escritor nigeriano Chinua Achebe a Conrad e ao livro "O Coração das Trevas". Aos interessados eu sugiro que procurem tais críticas.
     Essa edição que eu possuo pertence à coleção "Clássicos da Abril" e foi lançada em 2010 pela própria editora. Eu consegui comprar esse livro em um sebo em Uberlândia em junho de 2013 pelo valor de R$15,00 e creio que atualmente não seja difícil encontrar esse livro em livrarias ou sebos, tanto físicos quanto virtuais, pelo mesmo valor ou até mais baratos. Com certeza essa é uma leitura que eu sugiro a vocês leitores do blog. Até mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário