quinta-feira, 13 de março de 2014

A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson (Livro e DVD)


Na postagem de hoje eu resolvi falar sobre um clássico da literatura e um clássico da minha infância: A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. Eu iniciarei falando do livro:


     Publicado como livro em 1883, A Ilha do Tesouro conta a história de Jim Hawkins, um jovem cujos pais são donos de uma estalagem, a "Estalagem Almirante Benbow". A história se passa após a morte do pai de Jim, quando ele e sua mãe recebem na estalagem o Capitão Billy Bones. O capitão viera se hospedar trazendo consigo um baú com um mapa de um tesouro cobiçado por muitos, o tesouro do pirata Flint. 
     Uma noite, logo após a morte do capitão Billy Bones, alguns homens invadem a estalagem em busca do mapa, entretanto, Jim já o levara para seus amigos Lord Trelawney e Doutor Livesey. Após dez dias, Trelawney, Livesey e Jim embarcavam no navio Hispaniola em busca do tesouro, contudo, a bordo do navio também estavam Long John Silver (o marinheiro perneta) e a tripulação que ele convocara (composta por homens nada confiáveis). Após algum tempo eles chegam à Ilha do Tesouro e a partir desse momento a ambição de alguns e a defesa de seus interesses farão com que a história fique cada vez mais movimentada.
     O livro que eu tenho possui uma edição traduzida, adaptada e ilustrada da história e faz parte da coleção "O Prazer da Leitura", uma das maravilhosas coleções da Editora Abril. No fim de cada livro dessa coleção há diversas notas acerca da história, além de um glossário e uma seção denominada "Conhecer Mais", que aborda fatores históricos e políticos da época em que o livro foi lançado e/ou da época em que se passa a história. 



     Bem, vamos agora ao DVD. Ele contem uma animação de aproximadamente 50 minutos baseada na história de Stevenson. Não é especificada no DVD a data de sua produção, assim sendo, eu suponho que seja entre meados e fins dos anos 80.
     Eu ganhei aos 5 ou 6 anos uma fita cassete que continha essa mesma animação. Eu a via tantas vezes e me identificava tanto com essa história que quando eu pude ($$) "resgatar" alguns elementos da minha infância que haviam se perdido, essa animação foi a primeira que veio à minha mente.
     Quando eu a tinha em fita cassete eu me lembro que antes de tudo aparecia o ícone da Spot Films, mas em DVD o ícone que aparece é o da Babylândia, apesar de ter sido a australiana Burbanck Films que a produziu.


Após muito procurar para baixar e não encontrar, eu resolvi comprar o DVD. Atualmente, o filme se encontra disponível no YouTube, porém, em outra língua (acho que seja alemão): LINK PARA O VIDEO.


 Se alguém tem interesse em comprá-lo, o link para o produto é esse: A Ilha do Tesouro - MERCADO LIVRE.


Não se esqueça de ver o vídeo no fim da postagem em que eu mostro melhor tanto o livro quanto o DVD, além de trazer algumas informações adicionais acerca dos mesmos. Até Mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário