sexta-feira, 14 de março de 2014

A Bela Adormecida - Irmãos Grimm


     Eis que mais uma vez eu trago um clássico para minhas postagens. A Bela Adormecida é um conto de fadas bastante conhecido, por conta disso, creio que uma resenha da história não seja necessária. O conto foi publicado em 1812 pelos Irmãos Grimm na obra Contos de Grimm e já foi adaptada inúmeras vezes para o cinema, teatro, dança, dentre outros.
     Entretanto, meu objetivo com essa postagem não é falar sobre a história, mas, falar em especial dessa edição que eu possuo, que pertence à coleção "No País das Maravilhas" da editora Record.
     Eu possuía esse livro quando criança e o mesmo fez parte da minha infância. Não tenho certeza, mas creio que antes de pertencer a mim, esse livro pertencia a minha mãe. Trata-se de uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm lançada em 1972 e ilustrada a partir de bonecos em pequenos cenários. As ilustrações foram feitas pela Rose Art Studios e o livro foi impresso por Froebel-Kan co., ltd. no Rio de Janeiro, RJ.
     

      Não tenho ideia de qual foi a tiragem desse livro, nem a dos outros livros dessa coleção. Sei que ela fez parte da infância de outras pessoas também, principalmente daquelas nascidas entre 1970 e 1980. Eu possuía alguns outros livros dessa coleção, mas por uma somatória de falta de zelo da minha parte e ação de traças, eles acabaram sendo jogados fora. A edição que eu tinha do livro "A Bela Adormecida" também foi jogada fora. Então, num esforço de resgatar alguns elementos da minha infância eu acabei achando e comprando esse livro novamente. 
     Todos os livros possuíam ilustrações holográficas da história em suas capas, mas muita gente retirava essas ilustrações, tanto que "A Bela Adormecida" é o único livro dessa coleção, dentre os que eu tenho, que ainda possui a ilustração original. As páginas do livro são todas em papelão bem duro e as dimensões do mesmo são 26x18 cm. Nas imagens abaixo você pode acompanhar as ilustrações e a história. Até mais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário