sábado, 7 de setembro de 2013

Objetos de Ouro Preto e Mariana (MG)


     Durante os dias 15, 16 e 17 de Agosto eu fiz uma viagem com minha turma da faculdade para Ouro Preto e Mariana/MG. Essas duas cidades possuem uma riqueza muito grande de artefatos típicos além de sua inesquecível riqueza histórica e arquitetônica. 
     Durante o tempo em que estive nessas cidades eu comprei algumas peças para trazer como suvenir aos meus familiares. Como esses objetos nem sempre estão a venda a preços módicos, eu não consegui comprar lembrancinhas para todos, mas algumas das que eu comprei eu resolvi mostrar ao pessoal que visita o Roger's Stuff. 
     Um dos meus objetos preferidos (e que também são uma expressão muito forte da cultura mineira) foram as bonecas namoradeiras. A boneca presente na imagem acima eu ganhei de uma amiga minha (a Jeane) que estava na mesma viagem, porém, os outros objetos aqui mostrados foram comprados por mim.
     Maioria dos objetos que eu comprei eu acabei não fotografando antes de entregá-los às pessoas, sendo que alguns deles apenas são vistos no vídeo presente no fim dessa postagem (que eu fiz dia 28/08). 
     Enfim, o intuito dessa postagem é falar um pouco sobre os objetos que podem ser encontrados à venda em Ouro Preto e Mariana. Dentre eles figuram inúmeros objetos de gesso ou pedra-sabão, diversas peças em madeira, diversos adereços (anéis, brincos, etc.) feitos com pedras da região, diversos utensílios domésticos em madeira ou em pedra-sabão (muito abundante na região), pinturas das paisagens das cidades, bolsas e roupas com estampas personalizadas, chaveiros em diversos materiais, dentre inúmeras outras coisas tipicamente mineiras. Realmente há uma infinidade de coisas a serem vendidas em Ouro Preto e Mariana, mas sempre com aquele aspecto típico da região.

Boneca namoradeira (média) feita de gesso


Pirâmide em pedra-sabão

Marcador de página do Museu da Inconfidência

Calendário de pedra-sabão
Boneca namoradeira (pequena) feita de gesso

ABAIXO HÁ ALGUMAS FOTOS EM OURO PRETO E MARIANA MOSTRANDO OS LUGARES ONDE É POSSÍVEL ENCONTRAR OS OBJETOS AQUI MOSTRADOS:

 Feira de objetos em pedra-sabão (O.P.)





 Janelas de uma das inúmeras lojas de O. P.




 Em O. P. há uma cafeteria e chocolateria chamada "Puro Cacau", essa eu recomendo.

 Na foto acima e nas duas abaixo é mostrada uma das lojas em Mariana.

 A escultura da imagem abaixo é de uma vitrine em Ouro Preto.


3 comentários:

  1. Não sabia sobre as bonecas namoradeiras, gostei da curiosidade. Acho que essa expressão do rosto delas deve ser de apaixonada, pensando no amado hahaha achei o calendário de pedra sabão bem interessante também.

    ResponderExcluir
  2. Tem muita coisa legal em Ouro Preto Sú, e muitas coisas criativas também. O problema foi minha falta de dinheiro para comprar mais coisas. Minhas primas me "puxaram a orelha" por não ter trazido nada para elas, por exemplo. As bonecas namoradeiras são incríveis, as maiores são as mais bonitas pq têm vários detalhes que não dá pra fazer nas menores. O calendário de pedra-sabão é bem útil, o da foto acima está na minha casa em URA. Enfim, a viagem é incrível, a cidade é incrível, sua cultura e tradição também e as coisas que ela proporcionam tanto fisicamente quanto para a alma são impagáveis. Amei Ouro Preto!

    ResponderExcluir