sexta-feira, 7 de junho de 2013

The Flintstones (Os Flintstones)


     Eu ponderei um pouco sobre qual seria minha primeira postagem aqui no blog, afinal há várias coisas na minha estante sobre as quais eu gostaria de falar ao mesmo tempo. Enfim, buscando me concentrar, eu decidi começar o blog falando sobre um dos desenhos que marcaram minha infância: Os Flintstones.
    Eu me lembro de quando eu via alguns episódios nos programas matinais do SBT, na época em que eu ainda podia me dar ao luxo de levantar da cama, pegar meu cobertor e ir ver desenhos na sala (#timepasses). Bem, fazendo uma breve pesquisa (à la Wikipedia) sobre os Flintstones posso dizer que os mesmos foram de grande sucesso em sua época (década de 1960) e continuam sendo até hoje, tendo sido dublados para 22 idiomas e assistidos por aproximadamente 300 milhões de pessoas.
    Não acho que "Os Flintstones" possuem uma carga cômica muito grande, principalmente se comparado a outros desenhos de sua geração, mas confesso que algumas vezes eu rolei de rir, principalmente quando a Vilma arrumava maneiras de ludibriar o Fred. Outra característica dos Flintstones é mostrar aquele modelo bem "ideal" de família: a esposa que espera o marido chegar do trabalho com um jantar bem feito e apetitoso, o esposo que tem tempo para suas atividades de lazer mas que posterga momentos com sua esposa, a sogra que implica com o genro, dentre outras.
    Quando se fala de um desenho produzido na década de 1960, é impreterível pontuar que o mesmo retratará inexoravelmente a sociedade daquela época (acho inclusive que isso possa ser um dos meus objetos de estudo na universidade, quem sabe...) assim, fica mais fácil entender os motivos de o Sr. Fred Flintstone ser tão egocêntrico e às vezes machista (nada que o tempo não tenha amenizado - em relação a ele e à própria sociedade).


     Me interessei por comprar os boxes das fotos acima e abaixo desde a primeira vez em que os vi a venda no  Submarino. Após alguns meses de espera eu pedi os quatro quase que de uma só vez pela internet. (Deixando de lado o fato de minha mãe quase querer me matar na época) Eu estou muito satisfeito por tê-los adquirido já que essa família faz parte dos clássicos dos desenhos animados. Fico aguardando então a 5ª e 6ª temporadas serem lançadas no Brasil, pois por conta disso (não que eu não tenha tido meios para isso, mas) eu não assisti à elas.


Não se esqueça de ver o vídeo abaixo, no qual eu falo e mostro mais sobre os boxes. Até mais.


1ª TEMPORADA





2ª TEMPORADA










3ª TEMPORADA










4ª TEMPORADA



















Nenhum comentário:

Postar um comentário